Friday, February 10, 2006

Chávez exige que Blair devolva as Malvinas para a Argentina

Fonte folha online

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, acusou nesta quinta-feira o Reino Unido de violar a lei internacional e exigiu que o primeiro-ministro britânico, Tony Blair, devolva à Argentina as ilhas Malvinas.

Chávez fez esta "exigência" ao responder um discurso de Blair, que na quarta-feira pediu ao governo de Caracas que respeite as leis internacionais.

"Blair lança uma mensagem, que é uma ameaça contra a Venezuela, quando são eles os que desrespeitam a comunidade internacional, violando leis, violando soberanias, desrespeitando os povos", disse Chávez durante um ato político no Estado Zulia (500 km ao oeste de Caracas).

"Deveria se recordar das Malvinas, como as retiraram dos argentinos. Devolva, senhor Blair, as ilhas Malvinas à Argentina. A Armada britânica foi para lá atropelar os soldados argentinos, apoiados pelos Estados Unidos, este é o imperialismo", acrescentou Chávez.

Chávez também reiterou que o governo britânico, ao lado do americano, invadiu o Iraque sem o consentimento da ONU (Organização das Nações Unidas).

O presidente insistiu que Blair "é aliado incondicional e subordinado ao louco", numa referência ao presidente americano, George W. Bush, o qual acusa de planejar agressões contra a Venezuela.

Ontem, Chávez repudiou as palavras de Blair e chamou o premiê britânico de "imoral" e "peão do imperialismo".

Blair afirmou na quarta-feira, diante do Parlamento britânico, que "é bastante importante que o governo da Venezuela compreenda que, se deseja ser respeitado pela comunidade internacional, deve cumprir as regras da comunidade internacional".

No comments: